Maria, a escolhida de Deus para ser a mãe de Cristo

Para os Santos dos Últimos Dias, Maria é uma pessoa muito especial e de extrema importância no Plano de Felicidade. Ela foi escolhida para ser a mãe do Filho de Deus na carne: Jesus Cristo. Além disso, ela é única por muitos motivos e vamos listar alguns deles neste artigo. Então, apesar de não adorá-la, a honramos e agradecemos por ser uma mulher de muito fé e mãe do Salvador do mundo.

Maria foi preordenada

No Livro de Mórmon, cerca de 600 anos antes de Cristo, Néfi teve uma visão gloriosa. Assim, um anjo o perguntou: “Conheces tu a condescendência de Deus?” Néfi respondeu:

“Sei que ele ama seus filhos; não conheço, no entanto, o significado de todas as coisas. E disse-me ele: Eis que a virgem que vês é a mãe do Filho de Deus, segundo a carne.  (…)E aconteceu que eu a vi ser arrebatada no Espírito. E depois de haver sido ela arrebatada no Espírito por um certo espaço de tempo, o anjo falou-me, dizendo: Olha! E eu olhei e tornei a ver a virgem carregando uma criança nos braços. E disse-me o anjo: Eis o Cordeiro de Deus, sim, o Filho do Pai Eterno!”

Digna e justa

Quando o anjo Gabriel declarou a Maria que ela seria a mãe do Filho de Deus, ela estava desposada com José (ver Mateus 1:18; Lucas 1:27). Isso poderia ser comparado ao noivado moderno, que antecede a cerimônia de casamento. O livro de Lucas narra a visita do anjo Gabriel a Maria e o momento em que ela soube da missão mortal que viria a cumprir:

“E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. (…) Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo.”

O Presidente Russel M. Nelson disse:

“Observe o A maiúsculo [nesta passagem]. Nosso Pai Celestial é o Altíssimo. Jesus é o Filho do Altíssimo.”

Imagine a confiança que o Pai Celestial tinha em nela! O Élder Nelson continuou:

“Antes de José e Maria se unirem, ela estava grávida dessa Criança Sagrada. José desejou proteger Maria (ver Mateus 1:18–19), na esperança de poupar-lhe a punição destinada às mulheres que engravidavam antes de o casamento consumar-se. Enquanto José refletia sobre tudo isso, o anjo Gabriel apareceu a ele, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados’” (Mateus 1:20–21).

José e Maria

Uma mãe exemplar

Quando jovem, Jesus Cristo cresceu “em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens”, educado pelo amor e preocupação de Sua mãe, Maria, e de seu pai terreno, José. Portanto, ela zelou por seu Filho do nascimento até após a cruz. E seu coração se encheu de alegria ao vê-lo ressucitado.

Mulher de muita coragem

O Élder Tad R. Callister, dos Setenta, disse:

“Quando Maria tomou conhecimento de seu chamado divino de ser mãe do Filho de Deus, sem dúvida sua mente foi inundada por preocupações e dúvidas. Afinal, ela estava noiva de José — o que ele acharia? Foi então que o anjo do céu a aconselhou: ‘Não temas’ (Lucas 1:30). Quando José foi informado da gravidez de Maria, não viu nenhuma solução satisfatória a não ser romper o noivado. Mas novamente o anjo aconselhou: ‘Não temas’ (Mateus 1:20). Foi a mesma orientação divina dada anteriormente a Zacarias (ver Lucas 1:13) e que depois seria transmitida aos pastores: ‘Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria’” (Lucas 2:10).”

Maria e Isabel

Maria era obediente

Do mesmo modo, o Élder Callister ensinou:

“Maria foi um exemplo excelente (…) obediência. Ela disse ao anjo: ‘Cumpra-se em mim segundo a tua palavra’ (Lucas 1:38). Não houve racionalização, procrastinação nem reclamação, — mas simplesmente a humilde submissão à vontade de Deus. José também era de natureza obediente. Embora racionalmente tudo levasse a crer na infidelidade de Maria, ele “‘ez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher’ (Mateus 1:24). Maria e José aprenderam uma das lições mais importantes da vida: se crermos na Expiação e fizermos a vontade de Deus, não precisaremos temer, pois sempre haverá solução para nossos problemas.”

Assim, Maria desempenhou sua missão divina de forma exemplar. Ela é um exemplo do poder da fé, de coragem diante dos desafios e de submissão à vontade de Deus. Como mãe do Salvador, ela nos ensina sobre amor, dedicação e devoção um propósito maior.

Pode ser interessante:

Perguntas e Respostas: Quem foi Maria Madalena?

O que Maria e Marta ensinam sobre papéis divinos

Assista abaixo um vídeo sobre Maria:

Posto original de Maisfé.org

O post Maria, a escolhida de Deus para ser a mãe de Cristo apareceu primeiro em Portal SUD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *