3 considerações sobre o arco-íris nas escrituras

Ver um arco-íris no céu é incrível. Esse é, sem dúvidas, um dos espetáculos mais lindos da natureza. Tudo sobre a surgimento de um arco-íris é mágico. Sua forma, cores e a mistura entre sol e água que o faz surgir no céu.

E como surge um arco-íris? Ele é um fenômeno óptico e meteorológico que acontece quando a luz do sol atravessa gotículas de chuva e se divide em várias cores. É composto por um arco multicolorido, com vermelho na parte externa e violeta na parte interna. A sequência completa das cores é vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta.

O arco-íris aparece sempre que há gotículas de água no ar e o sol brilha por um ângulo baixo em relação ao observador.

O que você talvez não saiba é que o arco-íris tem um significado especial nas escrituras! Vamos dar uma olhada em três aspectos interessantes:

O arco-íris e o convênio de Deus com Enoque

O arco-íris já existia como um fenômeno natural desde a criação do mundo, mas ganhou um significado especial quando Deus o usou como um sinal para Enoque. Na tradução de Joseph Smith da Bíblia, Deus diz a Noé:

“E o arco estará na nuvem; e eu o verei, para que eu possa lembrar do convênio eterno, que eu fiz com o teu pai Enoque; de que quando os homens guardassem todos os meus mandamentos, Sião retornaria à terra, a cidade de Enoque, que arrebatei para mim. E este é o meu convênio eterno, que quando a tua posteridade abraçar a verdade, e olhar para o alto, então olhará Sião para baixo, e todos os céus tremerão com regozijo; e a terra estremecerá de alegria; E a assembleia geral da igreja do primogênito descerá do céu, e possuirá a terra, e terá lugar até que venha o fim.” (TJS Gênesis 9:21-23)

Isso nos ensina que o “arco nas nuvens” é um lembrete do convênio de Deus com Enoque, prometendo que Sião retornará à Terra quando as pessoas aceitarem a verdade do evangelho. E, claro, isso acontecerá durante o Milênio.

O arco-íris como sinal de Deus para Noé

Depois do Dilúvio, Deus fez um convênio com Noé e com toda a sua descendência, e o arco-íris foi dado como sinal desse convênio. Em Gênesis 9:8-17, lemos:

“E falou Deus a Noé e a seus filhos com ele, dizendo: E eu, eis que eu estabeleço o meu convênio convosco e com a vossa semente depois de vós, e com toda alma vivente, que convosco está, de aves, de gado, e de todo animal da terra convosco, desde todos os que saíram da arca, até todo animal da terra. E eu convosco estabeleço o meu convênio, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio para destruir a terra. E disse Deus: Este é o sinal do convênio que ponho entre mim e vós, e entre toda alma vivente que está convosco, por gerações eternas: O meu arco pus na nuvem, e esse será por sinal do convênio entre mim e a terra. E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens; Então me lembrarei do meu convênio, que está entre mim e vós, e entre toda alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne. E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar do convênio eterno entre Deus e toda alma vivente de toda a carne que está sobre a terra. E disse Deus a Noé: Esse é o sinal do convênio que estabeleci entre mim e entre toda a carne que está sobre a terra.”

Este arco-íris é um lembrete de que Deus fez um acordo com a Terra para nunca mais destruir toda a carne com um dilúvio.

O arco-íris e a segunda vinda de Cristo

O Profeta Joseph Smith explicou que o arco-íris também serve como um sinal sobre a Segunda Vinda de Cristo. Ele disse:

“Perguntei ao Senhor a respeito de Sua vinda; e enquanto perguntava ao Senhor, Ele deu um sinal e disse: ‘Nos dias de Noé, coloquei um arco nos céus como sinal e símbolo de que em qualquer ano em que o arco possa ser visto, o Senhor não virá; mas deve haver um tempo de semeadura e colheita naquele ano: Mas sempre que virem o arco se retirar, isso será um sinal de que haverá fome, pestes e grande aflições entre as nações, e que a vinda do Messias não está distante’.”

Ele também explicou que:

“O Senhor colocou um arco nas nuvens por sinal de que, enquanto se o puder ver, haverá sempre semeadura e colheita, inverno e verão; mas quando desaparecer, ai dessa geração, pois eis que o fim virá rapidamente.”

Isso nos diz que, quando o arco-íris desaparecer do céu, isso será um sinal de que tempos difíceis virão, e que a vinda do Messias estará próxima. Alterações no clima, como as causadas por poluição e guerras, podem afetar a presença do arco-íris nos céus.

O arco-íris é um símbolo de que Deus está no controle e que Ele cumprirá Suas promessas. Como diz o hino da Primária: “Procuro o arco-íris, depois que a chuva cai, e penso na limpeza, que uma boa chuva trás, terei a vida limpa, como a terra após chover, vou cada dia ser melhor, depois com Deus viver!”

Agora, sempre que você ver um arco-íris lembre-se do amor e da misericórdia de Deus e que, um dia, Sião retornará e a Terra encontrará paz.

Veja também: 16 fatos que você precisa saber sobre o Livro de Abraão

Posto original de Maisfé.org

O post 3 considerações sobre o arco-íris nas escrituras apareceu primeiro em Portal SUD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *