O que fazer quando tudo está dando errado?

Espera um pouco, respira! Não está tudo dando errado, mesmo que pareça que está. As provações podem ser difíceis, mas acredite, elas são suportáveis, e você pode vencer essas batalhas. O que fazer, então?

Avalie sua vida

Quando a tempestade parece não ter fim, é normal se perguntar: “Por que isso está acontecendo comigo?” Mas, em vez de deixar o desespero dominar, é importante parar e refletir.

Reserve um tempo para ficar em um lugar tranquilo, converse com Deus em oração, e reveja sua vida. Pergunte-se: “Estou onde deveria estar? Estou fazendo algo que desagrada a Deus? Preciso mudar algo?”

Essa autoavaliação sincera pode ajudar a encontrar o que precisa ser ajustado. Pode até ser a hora de fazer ou renovar um convênio com Deus, pedindo Sua ajuda para seguir em frente.

Faça as coisas simples

Às vezes, quando tudo parece desmoronar, é bom verificar se estamos fazendo o básico: orar, estudar as escrituras, servir ao próximo, participar das reuniões da Igreja, pagar um dízimo honesto, ir ao templo, entre outros.

Se algo estiver faltando, é hora de se arrepender e voltar ao caminho certo. Cumprir esses mandamentos traz “aquela felicidade que está preparada para os santos” (2 Néfi 9:43, ver também Mosias 2:41).

Conte suas bênçãos

Nos momentos de crise, vale a pena parar e contar suas bênçãos. Faça uma lista e escreva tudo o que considerar uma bênção do Senhor. Comece por você e dê uma olhada ao redor. O Presidente Thomas S. Monson disse:

“Independentemente das circunstâncias, todos temos muito pelo que agradecer, se simplesmente pararmos para contar nossas bênçãos.”

Se ainda for difícil enxergar essas bênçãos, ore a Deus pedindo o “espírito de gratidão”. Você é mais abençoado do que imagina! O Élder Uchtdorf nos lembrou que:

“Podemos decidir ser gratos, não importa o que aconteça. Esse tipo de gratidão transcende tudo o que esteja acontecendo a nosso redor. Sobrepuja o desânimo, a frustração e o desespero. Floresce lindamente tanto na gelada paisagem de inverno quanto no agradável calor do verão. Se formos gratos a Deus em nossas circunstâncias, podemos vivenciar uma doce paz, em meio à tribulação. Mesmo na aflição, podemos elevar nosso coração em louvor. Na dor, podemos gloriar-nos na Expiação de Cristo. No frio da amarga tristeza, podemos sentir a proximidade e o calor do abraço do céu. (…) Essa não é uma gratidão dos lábios, mas da alma. É uma gratidão que cura o coração e expande a mente.”

Lembre-se das promessas de Deus

Deus fez promessas sagradas a você. Mesmo que agora você não se lembre de todas, elas ainda são válidas. Algumas dessas promessas foram feitas na vida pré-mortal, antes de você nascer. Outras vieram no batismo, em uma bênção do sacerdócio ou no templo.

Deus não mente, e Ele cumpre Suas promessas, mas sempre no tempo e modo Dele, conforme nossa obediência. O Presidente Henry B. Eyring nos lembra:

“A demora do Senhor com frequência parece longa; às vezes dura a vida inteira. Mas ela sempre é planejada para abençoar.”

Estude as escrituras e ouça os profetas

As respostas que você procura podem estar nas escrituras ou nas palavras dos profetas. As escrituras estão repletas de princípios que se aplicam diretamente às nossas vidas. O Élder Robert D. Hales ensinou:

“Quando queremos falar com Deus, oramos; e quando queremos que Ele fale conosco, estudamos as escrituras.”

Essa prática constante nos ajuda a encontrar força para enfrentar qualquer desafio.

Ouça os conselhos dos outros

Não subestime o poder dos conselhos de familiares, amigos e líderes da Igreja. Muitas vezes, Deus usa essas pessoas como instrumentos para nos guiar e fortalecer. Deixe o orgulho de lado e ouça com atenção. Junte esses conselhos com suas orações, e eles podem se tornar uma verdadeira bênção para sua vida.

Aceite o consolo de Deus

Às vezes, a dor é tão grande que resistimos ao consolo de Deus, como Enoque, que disse: “Recusar-me-ei a ser consolado” (Moisés 7:44). Mas precisamos aceitar o convite de Deus: “Anima-te e alegra-te e olha”.

Ao fazermos isso, recebemos aquela paz preciosa que Cristo prometeu (João 14:27). Não deixe a culpa ou o desânimo dominarem. Confie em Deus, porque Ele é o mesmo Deus que operou milagres no passado e continua a operar milagres hoje.

Aja para o bem

Por fim, o mais importante é agir. Quando ajudamos o próximo, sentimos o alívio de Deus em nossas vidas. Ao servirmos, trazemos salvação à nossa própria alma. Pequenos atos de serviço podem fazer toda a diferença. O Presidente David O. McKay ensinou:

“A maior felicidade do homem vem quando ele se entrega inteiramente ao serviço ao próximo.”

Então, faça algo! Visite alguém, ajude com uma tarefa, pregue o evangelho. Existem inúmeras maneiras de servir.

Um dia, você entenderá por que teve que passar por essas provações, e verá que tudo contribuiu para o seu bem eterno. Como o Senhor disse:

“Em verdade vos digo, meus amigos: Não temais; que se console vosso coração; sim, regozijai-vos sempre e em tudo dai graças; Esperando pacientemente no Senhor, porque vossas orações chegaram aos ouvidos do Senhor… e todas as coisas que vos tiverem afligido reverterão para o vosso bem e para a glória do meu nome, diz o Senhor”.

Posto original de Maisfé.org

O post O que fazer quando tudo está dando errado? apareceu primeiro em Portal SUD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *